Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

Festival da Sanfona movimenta Juazeiro e Petrolina

Instrumento típico das festas juninas comanda animação nas duas cidades


Os hotéis e pousadas estarão completamente lotados durante este fim de semana em Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco. O movimento se deve à realização do Festival Internacional da Sanfona, que acontece pelo segundo ano consecutivo às margens do Rio São Francisco.

No lado baiano, o Grand Hotel de Juazeiro, principal meio de hospedagem da cidade, está com 100% de ocupação. Além de receber figuras ilustres como Dominguinhos e o músico gaúcho Renato Borghetti, o estabelecimento também hospeda turistas de diversas partes do País.

O bancário aposentado, José Lourinaldo Freitas, 53 anos, saiu de Campina Grande, na Paraíba, “para curtir o som dos melhores sanfoneiros do mundo”, no Vale do São Francisco. Apaixonado pela música nordestina, Freitas aproveitou também para curtir os encantos da Ilha do Rodeadouro, no Velho Chico. O local está situado a 12 quiômetros do centro de Juazeiro.

A mesma iniciativa teve a auxiliar de enfermagem Telma Fontes, 52 anos, que saiu de Salvador para acompanhar o festival junto com quatro amigos. Nem os 500 quilômetros de estrada desanimaram o grupo. Vim para o evento, mas antes pesquisei na internet sobre alguns lugares que pudesse visitar por aqui ”, conta.

De passagem pelo Brasil, o francês Jean Gachot veio até o Vale do São Francisco para apreciar o festival. Ele aproveitou os quatro dias de permanência em Juazeiro e assistiu algumas aulas de sanfona ministradas por músicos locais. O músico e idealizador do II Festival Internacional da Sanfona, Targino Gondim, disse que o evento é um grande divulgador da cultura nordestina. (Foto: Rita Barreto/Setur)

Fonte: Setur

Nenhum comentário:

Postar um comentário