Páginas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Carta de um aposentado ao "chefe" do Brasil

Autor: Valter Ricardo (Rio Grande-RS)
valterlricardo@hotmail.com

Exmo. Senhor Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Pela extrema falta de tempo que V. S.ª enfrenta é compreensível que por mais que o senhor deseje ler cartas ou e-mails que vos são enviados, torna-se impossível, pela grandiosa ocupação que a presidência do Brasil ocupa em vossa vida diária. Mesmo assim, estou me aventurando por uma causa que julgo de grande importância a uma classe social de elevada relevância, tanto no passado, e em especial no presente.

Senhor presidente, suplico do fundo da minha honradez, que o senhor leia este e-mail que estou vos enviando, depois, conforme vosso entendimento faça com ele o que achar de melhor para vossa excelência. Sou um cidadão aposentado desde 1998. E eu, como todos os meus companheiros, estamos sentindo na “carne” a dor material pela carência das coisas que tínhamos possibilidade de possuir e manter nos tempos de homens jovens, saudáveis e trabalhadores. E na alma sentimos a tristeza, a decepção pela indiferença em que fomos jogados, como se fôssemos à excrescência da pior moléstia existente. Julgam-nos como a pior gravidade eminente a sociedade.

Todos nossos sonhos que construímos com nosso trabalho, pensando na tranqüilidade futura, ao nos aposentarmos, quando do retorno definitivo ao descanso merecido do lar, entre nossos familiares, parecem-nos em vão. Toda nossa alegre expectativa tinha como embasamento o aval do governo, por meio das garantias previdenciárias que sempre nos foram passados como verdadeiras e imutáveis. Afinal parecia ser um imprescindível e leal contrato do governo com seu povo trabalhador. Este contrato, quando imaginaríamos que o próprio governo iria rompê-lo? Nunca passou por nossas mentes. Nossa parte neste contrato, nós cumprimos com sensatez.

Pagamos, religiosamente, sobre os salários que a previdência, por meio do pacto moral e de caráter incontestavelmente oficial e jurídico, firmou entre ambas as partes. Mas e o outro lado? O lado do governo atual. Observou as atitudes dos governantes anteriores que tanto os criticou, e que aplicaram sugestões tomadas de estupidez e irresponsabilidades. Simplesmente, senhor presidente, o senhor lavou as mãos como Ponci Pilatos fez com Jesus. Jamais compararíamo-nos a Jesus. Jesus foi um grande filósofo evangelizador, enviado por Deus, mártir da humanidade Cristã. Homem totalmente despido de soberba, o que mais falta na maioria de nossos homens públicos. Jamais alguém poderá ter a pretensão de se comparar a Ele. Mas nós aposentados e pensionistas, somos de certa maneira, também mártir.

E quem duvidar ou concluir que é exagero, prova total desconhecimento das péssimas condições em que nos encontramos. Estamos mergulhados em empréstimos consignáveis e outros. Últimos recursos que encontramos para aliviar nossas carências, tais como: remédios, alimentação e toda a gama de necessidades que o dia a dia nos apresenta, ou melhor, nos exige. Temos indispensabilidades, como plano de saúde, que se tornou coisa do passado para muitos de nós. Entretenimento, tais como, TV a cabo, jornais, livros, nós não temos como sustentá-los. E é o mínimo que poderíamos ter. Aparelho telefônico mantém-se por extrema necessidade. Raros passeios fora do domicílio, nem cogitamos mais.

Senhor presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vossa excelência, só não está engrossando estas fileiras, porque nós, convencidos da aplicação do conteúdo dos enfáticos e luminosos discursos sociais e também contidos em inúmeras entrevistas, dirigido a sociedade como um todo, em especial, a classe dos trabalhadores, aposentados e pensionistas, que o senhor realizava pelo país, em suas viagens, convenceu a todos da veracidade dos mesmos, e por assim acreditarmos, vos tornamos presidente desta imensa e querida pátria Brasil. A confiança num futuro próspero, estava naquele ex torneiro mecânico, que muitos letrados não levavam fé, ao contrário, lá estavam eles recolhidos nos seus silêncios íntimos, e desdenhando a capacidade e esta possibilidade promissora daquele humilde cidadão.

Porém nós, senhor Lula, vos entregamos todas nossas esperanças. E agora, o que está a nos infringir, não vos traduz em traição? Entendemos que sim!

Presidente parece que o senhor esqueceu vossa origem de trabalhador e homem simples. Existem muitas contradições, de vossa excelência, em seus argumentos em relação às contas da previdência. Porque esta total mudança de argumento, uma vez que, ainda hoje, com realismo e com extrema atualidade, grandes especialistas apartidários e do próprio PT, confirmam vossa declaração catedrática feita em Davos na Suíça, por ocasião do Fórum Econômico Mundial, em 2007?

Você Lembra? Lula prova que a Previdência Social nunca foi “DEFICITÁRIA”. Esta manchete saiu num importante blog dos aposentados, em 30.11.09 – Fonte “Ora do Povo”, só não vou transcrevê-la, porque é um pouco longo. (Imagem: Flickr)

Comentário do Bahia Aqui e Ali: a fonte da carta é o "Blog Aposentado! Solte o verbo...". Assino embaixo da reflexão do autor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário