Páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Idosos são mantidos em cárcere privado na Bahia

Responsavél por entidade que abrigaava velhinhos foi preso no município de Simões Filho

O dirigente da Associação Comunitária Tio Paulinho, em Simões Filho (BA), Paulo César Souza Fonseca, foi preso na manhã desta quarta (16), em sua residência, segundo informa o Ministério Público estadual. Ele é acusado de manter em cárcere privado e sob maus tratos pelo menos 65 idosos, que foram encontrados em situação degradante

A prisão aconteceu durante a “Operação Bom Pastor” comandada pelo MP, via Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), em parceria com a Polícia Civil, Comando de Operações Especiais (COE) e Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A ação teve o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, assistentes sociais e psicólogos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

De acordo com informações da coordenadora do Gaeco, promotora de Justiça Ana Rita Nascimento, muitos dos idosos estavam nus e sujos de fezes, alojados em acomodações gradeadas. Eles estão passando por perícia para observação de possíveis lesões corporais e sofrimento mental. Em seguida vão ser encaminhados à Casa de Repouso Bom Jesus, na 1ª Travessa Bela Vista, em Tubarão, subúrbio de Salvador.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão tanto na Associação Comunitária Tio Paulinho quanto na residência de Paulo César Fonseca, que é policial civil. A prisão temporária do acusado foi decretada pela juíza Amanda Palitot Villar de Mello. A operação também teve o apoio de promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa dos Idosos (Geido) do MP e da Promotoria de Simões Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário