Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Feche o registro de água e desligue tomadas antes de viajar

Providências evitam surpresas causadas por problema em instalação hidráulica ou elétrica

Toda atenção é pouca quando alguém viaja sem deixar alguém tomando conta da casa. Além de medidas para impedir arrombamentos, e coisas do gênero, não se pode esquecer das instalações elétricas e hidráulicas. Na manhã da última segunda (7), ao sair para a aula de Pilates, fui surpreendida com os dois elevadores desativados. Motivo: vazamento de água num apartamento do 8º andar causado por um problema na descarga.

O prédio tem 14 andares. Até por volta das 8h a água alcançava a área de acesso aos apartamentos, descia pelas escadas e atingia os dois elevadores, que precisaram ser desligados - o elevador social só voltou a funcionar no final da tarde, e o de serviço horas depois.. Imagine o sufoco enfrentado por quem habita os apartamentos situados mais em cima!!! Eu, que moro no 13º, não escapei dos transtornos. Para não faltar à aula, desci todos os degraus. Até agora amargo dor nas pernas.

Para evitar este tipo de situação, é recomendável que o registro geral de água do imóvel seja fechado. Se a pessoa que reside no "ap" onde houve o alagamento tivesse adotado essa providência, certamente o problema não ocorreria. Como a mesma se encontrava em Minas Gerais, a administração do condomínio precisou entrar em contato e pedir autorização para chamar um chaveiro, abrir a porta e, finalmente, resolver o problema.

Ao mesmo tempo foi acionada a empresa responsável pela manutenção dos elevadores. O serviço só foi normalizado, no final do dia, depois de uma série de testes para verificar o funcionamento de toda a engrenagem. Enquanto isso, restavam aos moradores subir ou descer as escadas no movimento de saída ou chegada em casa.

Tão importante quanto fechar o registro geral de água é observar os aparelhos eletrodomésticos. A não ser a geladeira, recomenda-se desligar as tomadas do computador, da televisão, do microondas, da máquina de lavar, do som e do que mais for movido a energia elétrica dentro de casa. Como afirma o dito popular, "prevenir é melhor do que remediar". (Foto: Flickr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário