Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

Começa nova fase da vacinação contra Influenza A

Mais de 1,5 milhão de crianças, gestantes e doentes crônicos devem ser imunizados

A segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe Influenza A (H1N1) começou nesta segunda (22) protegendo gestantes, crianças entre seis meses a 2 anos, além dos portadores de doenças crônicas (asmáticos graves, diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, entre outras). Todas as grávidas devem se vacinar.

Na Bahia, o público estimado para esta etapa é superior a 1,5 milhão de pessoas. A vacinação de crianças e portadores de doenças crônicas continua até 2 de abril. Já as gestantes podem ser imunizadas até 21 de maio. As crianças recebem uma dose dividida em duas vezes: a segunda meia dose é administrada 30 dias após a primeira. É muito importante que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação.

As pessoas com menos de 60 anos, que têm problemas crônicos de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento de Aids e câncer, ou os chamados grandes obesos, também devem ir aos postos de vacinação. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a doença crônica. Nesses casos, basta a pessoa mostrar um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, caso possua.

Os idosos que têm doenças crônicas vão ser vacinados, no período de 24 de abril a 7 de maio, juntamente com a Campanha de Vacinação do Idoso contra gripe sazonal (comum). Nesse período, todos os idosos recebem vacinas contra a gripe comum. Se tiverem doenças crônicas, é aplicada também a dose contra gripe pandêmica. (Imagem: Ministério da Saude)

Fonte da matéria: Agecom



Nenhum comentário:

Postar um comentário