Páginas

terça-feira, 2 de março de 2010

Bahia e Ceará desmatam Caatinga

Os dois estados foram responsáveis pela maior área devastada nos últimos seis anos

A Bahia e o Ceará figuram entre os estados onde houve mais desmatamento da Caatinga no período de 2002 a 2008. Segundo a Agência Brasil, com base em informações do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, foram devastados 16.576 quilômetros quadrados (KM²), o que corresponde a 2% do bioma no País.

A área de Caatinga, mapeada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é de 826.411,23 Km², dos quais 45,39% não existem mais. A taxa anual de desmatamento da Caatinga, em seis anos, foi de 2.763 km², com emissão média de 25 milhões de toneladas de carbono.

De acordo com o ministro, o trecho desmatado nos dois estados é de quase 9 mil Km². O uso da mata nativa para fazer lenha e carvão aparece como o principal motivo do problema. Minc não vê uma solução sem a mudança da matriz enérgica para fontes de origem eólica, pequenas centrais hidrelétricas e gás natural.

A Caatinga é um ecossistema existente apenas no Brasil. Abrange os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e da Bahia, além do norte de Minas Gerais, ocupando 11% do território nacional. A flora desse bioma tem 932 tipos de plantas e a fauna, 148 mamíferos e 510 aves. (Foto: Flickr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário