Páginas

quinta-feira, 11 de março de 2010

Lauro de Freitas reforça prevenção ao câncer

Campanha "Toque pela Vida" lembra importância do exame preventivo anual

Na celebração dos 100 anos do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Lauro de Freitas, via secretarias da Saúde e de Políticas para Mulheres, lançou a segunda etapa da Campanha Toque pela Vida, incentivando a prevenção do câncer de colo do útero, causado principalmente pelo papiloma vírus humano (HPV). A solenidade no auditório da Unime contou com a presença da prefeita Moema Gramacho.

O secretário de Saúde, Luís Carlos Galvão, enfatiza que o câncer de colo de útero é perfeitamente curável, e a realização do preventivo anual por mulheres com mais de 35 anos é garantia de prognóstico de cura para a maioria dos casos. “Vamos também começar a vacinar contra o HPV crianças de 11 a 13 anos. E a empresa responsável pela formulação da vacina se compromete a acompanhar estas pessoas por pelo menos dez anos”, adianta Galvão.

A ginecologista Rita de Cássia Carvalho lembra que muitas mulheres sentem medo ou vergonha de se expor para realizar o preventivo, conhecido também por Papanicolau, porque falta gentileza às pessoas encarregadas do atendimento. Não adianta ter 200 postos de saúde, se as mulheres não se sentirem acolhidas”, lembra a médica, que reforça: “Nosso corpo é um templo sagrado”.

A prefeita ressalta que há muitas formas de tratamento do câncer e a mulher deve ter conhecimento e acesso aos procedimentos. "Nossa meta é não ter qualquer caso de câncer de colo uterino em Lauro de Freitas”, pontua. A secretária de Políticas para Mulheres, Mônica Marnet, afirma que o acesso aos meios de prevenção são fundamentais para manter-se a dignidade feminina. Lauro de Freitas foi a primeira cidade do país a implantar uma secretaria específica para desenvolver políticas para mulheres.
Fonte: Departamento de Comunicação / Lauro de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário