Páginas

sábado, 13 de março de 2010

Sistema falha e adolescente pena sem ter acolhimento

Garota passou o dia circulando em Salvador para ser acolhida por uma entidade

Deu em A Tarde On Line (matéria assinada por Amélia Vieira e Danile Rebouças): F.F.A., 16 anos, tem distúrbio psiquiátrico, e relatou a conselheiras tutelares ter um histórico de violência doméstica que a fez fugir de casa, em Eunápolis (643 km de Salvador) e vir parar na capital, onde diz ter se prostituído, desde o mês passado.

Com duas passagens pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Criança e Adolescente (Dercca), diversos atendimentos no Conselho Tutelar e fugas do abrigo onde foi recebida, ela viveu uma situação degradante, anteontem, quando, sedada após uma crise, passou o dia circulando pela cidade, com duas conselheiras tutelares numa luta desesperada para que fosse acolhida por entidade de assistência.

O relato do desamparo das conselheiras e do drama da adolescente evidencia a desarticulação predominante entre as diversas entidades e órgãos públicos que compõem a rede de assistência a crianças e adolescentes em situação de risco na cidade.

A peregrinação das conselheiras tutelares da unidade de Itapuã, Antonisa Vieira Vale e Keith Carla Argolo, começou na manhã de anteontem, quando receberam ligação do abrigo Casa de Oxum, nos Barris, informando que F. estava apedrejando a entidade, para a qual havia sido encaminhada e mais uma vez fugira. Como seu primeiro atendimento foi no Conselho Tutelar (CT) de Itapuã, este fica responsável por ela. Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário