Páginas

terça-feira, 11 de maio de 2010

Ambiente virtual facilita ensino de Física

Experiência baiana está disponível para alunos do nível médio de todo o País

Estudantes do ensino médio de todo o País podem aprender o conteúdo de Física  de forma mais atraente e prazerosa, com jogos, animações, áudios e vídeos. Isso é possível graças à ação pioneira da Secretaria da Educação da Bahia, onde um grupo de professores e pesquisadores criou personagens e conteúdos digitais contextualizados na realidade regional para facilitar o aprendizado da matéria.

São aulas de mecânica, óptica, ondas, eletromagnética, gravitação, entre outros assuntos, que agora podem ser acessados via Internet pelo novo portal www.educacao.ba.gov.br no Ambiente Educacional Web. Os conteúdos estão disponíveis diretamente nas escolas. Atualmente mais de mil colégios da rede estadual possuem laboratórios de informática e acesso à Internet.

Além de ser difundido para os estudantes das escolas públicas baianas, o material também tem divulgação nacional. O Ministério da Educação (MEC) acaba de aprovar, com destaque, os conteúdos produzidos pela equipe de Produção de Conteúdos Digitais da Secretaria da Educação da Bahia e vai disponibilizar também no portal do professor do MEC www.portaldoprofessor.mec.gov.br.

A produção de conteúdos digitais educacionais integra o projeto A Física e o Cotidiano, financiado por edital do Ministério da Educação. O objetivo da proposta é articular as potencialidades da tecnologia digital ao dia-a-dia dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem. Com essa produção, a Bahia passa a ser um Estado produtor e não mais só consumidor de conteúdos pedagógicos.

Por enquanto, já estão disponíveis 13 softwares, quatro vídeos e quatro áudios. O restante da produção fica pronto até agosto. Mas o projeto não para por aí. Visando expandir a produção de conteúdos para outras áreas do conhecimento, o coordenador do grupo de Produção de Conteúdos Digitais, Alfredo Matta, informa que a equipe vem buscando articular novos parceiros, no intuito de consolidar a Bahia como referência na produção de conteúdos digitais educacionais. 

Fonte da matéria: Ascom/SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário