Ações começam no bairro de Tancredo Neves, um dos mais violentos da capital.O Território de Paz, desenvolvido pelo Governo Federal, vai ser lançado nesta quarta (29), às 9h, no bairro de Tancredo Neves, com a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro, e do governador Jaques Wagner. Salvador é a oitava capital do País beneficiada pelo projeto que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Iniciativas como essa são mais do que bem-vindas diante da onda crescente de violência na Bahia. Pela característica, o projeto lembra o Programa Viva Nordeste que não recebeu do atual governo o devido apoio para o desenvolvimento de ações inclusivas na região formada pelo Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho e Vale das Pedrinhas.
Segundo a Assessoria Geral de Comunicação (Agecom), estão previstas 30 ações preventivas para combater a violência mobilizando a comunidade e as forças de segurança. Entre os projetos destaca-se a polícia comunitária para que os policiais façam ronda caminhando sempre na mesma região, andando de bicicleta e falando com os moradores.
Outra iniciativa do Território de Paz é o Proteção de Jovens em Território Vulnerável, que objetiva mobilizar a juventude das comunidades para participar de atividades de educação, formação profissional, esporte e lazer. Ao participar do projeto, o jovem recebe uma bolsa-auxílio de R$ 100.
Além de Salvador, o programa do Ministério da Justiça vai contemplar os municípios de Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho na Bahia. Tancredo Neves figura entre os bairros de maior criminalidade da capital. Mas outras áreas da cidade também vão ser beneficiadas, a exemplo de Pirajá, Paripe, São Cristóvão e Pelourinho.
Segundo o secretário-executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, mais de 18 mil policiais e 1.242 guardas municipais participam da bolsa-formação, oferecendo cursos de capacitação e R$ 400 a policiais que vão atuar no Território de Paz. (Foto: Michel Franco - Olhares Fotografia Online)