Páginas

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Jardim Botânico em debate

Preservação de espaços verdes das cidades é tema de reunião nacional

Gestão e conservação: um desafio para os jardins botânicos é o foco da XVIII reunião dos Jardins Botânicos Brasileiros, que acontece em Salvador esta semana. Iniciado na última segunda (6), o encontro continua até sexta (10) no Centro Cultural da Câmara de Vereadores (Praça Municipal).

A iniciativa merece aplausos porque simboliza uma preocupação quanto a esses recursos naturais que resistem nas cidades brasileiras. Gestores dos 32 jardins do Brasil participam do evento promovido pela Prefeitura do Salvador, via Superintendência do Meio Ambiente (SMA), em parceria com a Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

Em palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho eles debatem temas importantes como mudanças climáticas e conservação de espécies em extinção. Também está em discussão o papel dos jardins botânicos e sua importância junto à conservação da área verde do município. (Foto: Secom)

Na Wikipédia o jardim botânico representa uma área delimitada em meio ao espaço urbano, destinada ao cultivo, manutenção, conservação e divulgação de vegetação (autóctone e exótica), além de empreender pesquisas em Botânica. A maioria é administrada por uma instituição pública ou privada, ou mesmo de capital misto. Nesses espaços, as numerosas espécies e variedades de plantas selvagens e hortícolas cultivadas são identificadas e catalogadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário