Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2009

Projeto Território de Paz beneficia Salvador

Ações começam no bairro de Tancredo Neves, um dos mais violentos da capital.
O Território de Paz, desenvolvido pelo Governo Federal, vai ser lançado nesta quarta (29), às 9h, no bairro de Tancredo Neves, com a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro, e do governador Jaques Wagner. Salvador é a oitava capital do País beneficiada pelo projeto que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Iniciativas como essa são mais do que bem-vindas diante da onda crescente de violência na Bahia. Pela característica, o projeto lembra o Programa Viva Nordeste que não recebeu do atual governo o devido apoio para o desenvolvimento de ações inclusivas na região formada pelo Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho e Vale das Pedrinhas.

Segundo a Assessoria Geral de Comunicação (Agecom), estão previstas 30 ações preventivas para combater a violência mobilizando a comunidade e as forças de segurança. Entre os projetos destaca-se a polícia comunitária para que os policiais façam ronda caminhando sempre na mesma região, andando de bicicleta e falando com os moradores.

Outra iniciativa do Território de Paz é o Proteção de Jovens em Território Vulnerável, que objetiva mobilizar a juventude das comunidades para participar de atividades de educação, formação profissional, esporte e lazer. Ao participar do projeto, o jovem recebe uma bolsa-auxílio de R$ 100.

Além de Salvador, o programa do Ministério da Justiça vai contemplar os municípios de Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho na Bahia. Tancredo Neves figura entre os bairros de maior criminalidade da capital. Mas outras áreas da cidade também vão ser beneficiadas, a exemplo de Pirajá, Paripe, São Cristóvão e Pelourinho.

Segundo o secretário-executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, mais de 18 mil policiais e 1.242 guardas municipais participam da bolsa-formação, oferecendo cursos de capacitação e R$ 400 a policiais que vão atuar no Território de Paz. (Foto: Michel Franco - Olhares Fotografia Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário