Páginas

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aprovado zoneamento agrícola do amendoim na Bahia

Determinação do ministério vale para o ano-safra 2009/2010
Torrado ou cozido, o amendoim é um petisco geralmente saboreado - entre um e outro gole de cerveja - nos bares ou barracas de praia de Salvador. Na época do São João, também ocupa lugar de destaque entre as delícias próprias da festa. Chamado na linguagem tupi de mandu'wi ("enterrado"), o amendoim teve o zoneamento agrícola aprovado para o ano-safra 2009/2010, na Bahia, pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.

A portaria está publicada no Diário Oficial da União e passa a valer a partir desta segunda (27), de acordo com a Agência Brasil. O zoneamento identifica as áreas propícias para o plantio e os períodos de semeadura com menos risco climático. Na safra passada, foi plantada no Estado uma área de 6,7 mil hectares de amendoim, com produção de 6,8 mil toneladas, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O amendoim adapta-se a uma larga faixa de climas, dos equatoriais aos temperados, mas a cultura se desenvolve melhor em climas quentes. A cultura é muito sensível à falta d'água, especialmente no período de florescimento. Em cultivo de sequeiro, precisa de chuva acima de 500 milímetros cúbicos, bem distribuída ao longo do período total de crescimento.

Há necessidade de umidade suficiente nos dois primeiros meses do período vegetativo. Porém o cultivo do amendoinzeiro não é indicado para regiões muito úmidas ou com períodos de chuvas muito prolongados, pois isso propicia o aparecimento de doenças prejudicando a colheita e a qualidade do produto.

Cientificamente, o amendoim é a semente comestível da planta Arachis hypogaea L. pertencente à família Fabaceae, segundo informações da Wikipédia. A planta é uma erva, que tem caule pequeno e folhas tri-folioladas. As flores são pequenas, amareladas e, depois de fecundadas, inclinam-se para o solo. Já a semente desenvolve-se subterraneamente.

O amendoim é rico em proteína. De cada 200 gramas da semente torrada são encontrados 30 gramas de proteína. Ainda segundo a Wikipédia, pesquisas recentes revelaram que o amendoim tem propriedade antioxidante e outras substâncias benéficas à saúde. E representa uma fonte significativa do resvetrol, substância com potencial efeito retardador do envelhecimento. Como não é uma proteína completa, aconselha-se a ingestão junto a outros alimentos ricos em aminoácidos. (Imagem: Olhares Fotografia Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário