Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2009

Bahia está livre do Horário de Verão

Relógio adiantado em uma hora transtornava vida dos baianos
A Bahia está fora do Horário de Verão em 2009 como os demais estados do Nordeste e do Norte. Ainda bem! Muitos baianos - principalmente trabalhadores e estudantes - penaram por vários anos ao sair cedo de casa rumo aos endereços de emprego ou colégios. Com o relógio adiantado em uma hora, era preciso tirar o corpo da cama quando o Sol ensaiava aparecer para clarear as ruas e os ambientes residenciais.

O argumento dos defensores da mudança é a economia que se faz evitando acender a luz no finalzinho de tarde, considerando os dias mais longos da estação do calor. Mas na Bahia a medida resultava em quase nada. No período da manhã era preciso iluminar a casa porque às 5h (4h no Horário de Verão) muita gente, que mora longe, acorda para ir à escola ou trabalhar. Ou seja, a redução de consumo no final do dia era inútil pelo aumento do gasto na parte da manhã.

O Horário de Verão começa no dia 18 de outubro e continua até 21 de fevereiro de 2010 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do País. De acordo com a Wikipédia, a ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de Sol foi apresentada, em 1784, nos Estados Unidos por Benjamin Franklin. Na época ainda não existia luz elétrica. Em 1907, William Willett, da Sociedade Astronômica Real, tentou persuadir a sociedade britânica a adotar a prática, mas não obteve sucesso. O primeiro país a aderir oficialmente foi a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário