Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Falta empacotador no Bompreço

Empresa insiste em desobedecer lei e Termo de Ajustamento de Conduta

Os supermercados Bompreço, do grupo Wal-Mart, continuam ignorando a lei que determina a presença de empacotadores nos caixas. Nesta sexta (3 de julho) eram raros os funcionários encarregados de embalar as mercadorias no Hiper Iguatemi. Um dos supervisores reconheceu o problema, mas admitiu que a responsabilidade é da empresa e eles nada podiam fazer.

Enquanto a empresa faz vista grossa para o problema, resta ao consumidor empacotar ou, então, esperar o caixa fazer o serviço (que não é dele) depois de registrar o pagamento. O assunto já foi abordado neste blog, no dia 20 de maio deste ano, quando a situação foi flagrada na loja que funciona no Salvador Shopping.

As queixas dos consumidores são frequentes. Mas isso não impede a resistência da Wal-Mart em obedecer a Lei Municipal nº 4.984/95, conhecida como Lei dos Empacotadores. O dispositivo legal estabelece a presença de um empacotador por caixa nos empreendimentos que comercializam gêneros alimentícios, supermercados e similares, com mais de três caixas de recebimento ou façam parte de rede que tenha duas filiais ou mais.

No mês de janeiro deste ano o problema levou o Ministério Público da Bahia a ajuizar uma ação contra o Bompreço Bahia Supermercados Ltda. pelo descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A empresa tinha assumido o compromisso de colocar um empacotador por cada caixa registradora em funcionamento nas lojas de Salvador, mas nada fez. O TAC foi assinado em 25 de março de 2008 para solucionar extrajudicialmente a questão. A imagem é de Diegoc/Dreamstime.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário