Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Salvador precisa reciclar o lixo doméstico

Na capital baiana muitos condomínios ainda misturam todo tipo de material

A reciclagem do lixo doméstico, pelo visto, ainda não despertou a administração de muitos condomínios em Salvador, Bahia. Em prédios, inclusive de classe média alta, os restos de materiais orgânicos são deixados nas calçadas - para coleta - junto com  papéis, papelão, plásticos, vidro, isopor, madeira, metal e objetos eletrônicos com prazo de validade vencido.

Esta mistura do lixo dificulta o trabalho de catadores de objetos que podem ser vendidos e transformados em outros produtos. Resultado: o pessoal remexe tudo, espalha material nos passeios até encontrar algo aproveitável. Quando acha, separa e deixa o resto ali mesmo, fora das caixas coletoras. O problema poderia ser evitado se os condomínios fossem orientados a separar o lixo orgânico do reciclável. Além de ajudar os catadores, a providência deixaria as calçadas mais limpas.

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) tem o dever de sensibilizar as administrações dos condomínios para adotar essa prática. É uma atitude ecologicamente correta que depende mais de boa vontade - e consciênia dos moradores - do que de custos. Basta orientar as pessoas a separar o lixo em casa. Ao recolher nas portas dos apartamentos, o funcionário encarregado da tarefa deve colocar os materiais em sacos plasticos distintos antes de depositar o lixo nas caixas coletoras. Os catadores vão agradecer.

2 comentários:

  1. lamentável ver uma notícia desta, mais creio que a maioria dos municípios enfrentam este problema, as autoridades deveria estudar com mais carinho este ponto.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Obrigada pelo comentário.
    Infelizmente ainda falta conscientização quanto à importância da reciclagem.

    Abraços,
    Graça Filadelfo

    ResponderExcluir