Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mente em paz gera atitudes de paz

Respeito mútuo é importante para a vida sem tantos conflitos

A paz começa na mente de cada pessoa. Este foi um dos ensinamentos que assimilei no curso de Agentes para a Paz, realizado na então Casa de Serviços Viva Nordeste, em Salvador, há quase três anos. Se o ponto matriz de harmonia para a vida, enquanto indivíduo ou coletivamente, está no pensamento, é saudável estimular idéias que despertem a consciência de cada um para o respeito a si e pelo outro, um dos pilares do exercício da cidadania.

Então, quanto mais falar e ter atitudes sincronizadas com a paz, melhor. Espaços existem para espalhar que é possível sim viver sem tantos conflitos. Um dos mecanismos mais eficazes é a educação - base do Programa Gente que Faz a Paz. A internet - e agora o Twitter - pode ser usada de forma eficiente com esse propósito. Os grandes veículos de comunicação - rádios, Tvs, jornais - igualmente devem dar sua contribuição em campanhas persistentes sobre o tema, e não eventuais. A sociedade, independente de raças e credos, também precisa se mobilizar e cobrar do governo ações efetivas para conter a violência.

O Gente que Faz a Paz foi criado para capacitar voluntários e profissioais que atuam em projetos sociais, educacionais e ambientais para o comprometimento e promoção da cultura de paz. O programa resulta de parceria da Unesco, Unipaz, Associação Palas Athenas, Viva Rio, Iniciativa das Religiões Unidas (URI) e grupo Cultural Afro Reggae. (Foto: Nando Dias/Gente que Faz a Paz)

4 comentários:

  1. Oi, Graça, vim apenas para conhecer seu espaço mas gostei e já estou ficando... (Vou clicar em 'seguir'). Explico: também ganhei o selo "Blog de Ouro" de nossa amiga querida Doroni. Portanto, somos companheiras 'de ouro'!!!!!!!!
    Um abraço,
    Luísa

    ResponderExcluir
  2. Luísa,

    É um prazer ter você entre os seguidores do Bahia Aqui e Ali. Agradeço e estou feliz pelo comentário.

    Abraços,
    Graça

    ResponderExcluir
  3. Deixo aqui, não apenas parabéns, mas os meus aplausos pelo belo espaço.
    Gostari de recebr uma visita.Estarei à espera.

    ResponderExcluir
  4. Graça

    Muito bom o blog ! a cada dia mais diversificado e contribuindo com informaçoes importatntes.

    ResponderExcluir