Páginas

sábado, 18 de abril de 2009

CHUVA DE ABRIL EM SALVADOR

Temporal derruba árvores e provoca deslizamentos de terra

Salvador vivencia o domingo com chuva nos períodos do dia e da noite caso seja confirmada a previsão meteorológica. O temporal começou na tarde de ontem, avançou pela noite e prossegue neste sábado. Nos quatro primeiros meses de 2009, choveu de forma esporádica na capital. A ocorrência um pouco mais intensa se limitou a alguns dias do Carnaval, a Sexta Feira Santa e ao Domingo de Páscoa.

No site (http://www.defesacivil.salvador.ba.gov.br/), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) informa que a queda de uma centenária gameleira na Rua João Pondé (Barra), na madrugada, configurou o fato mais grave entre os 52 registrados até as 15h10 de hoje, em conseqüência da chuva. Não houve feridos, mas o tombamento da árvore danificou dois veículos e atingiu a fachada de um prédio de quatro andares. Outra árvore também caiu na Boca do Rio.

Desabamentos de dois muros, 17 quedas de barreiras e 19 ameaças de deslizamento de terra foram algumas das ocorrências. São Caetano, Mussurunga, São Cristóvão, São Marcos e Sussuarana estão entre os bairros mais atingidos. A Codesal está em regime de plantão e pode ser acionada, a qualquer hora do dia ou da noite, pelo telefone 199. A ligação é gratuita.

Segundo a Defesa Civil, até as 15h10, havia chovido na capital 48 milímetros, conforme dados da estação meteorológica da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. O volume esperado para o mês é de 326,2mm, média histórica dos últimos 30 anos.

A chuva decorre de uma frente fria que chegou a Salvador deixando o tempo instável. Muitas nuvens sobre a região resultaram no mau tempo em diversos pontos da cidade. A temperatura diminuiu um pouco amenizando o forte calor dos últimos dias. Oscila hoje entre 28° (máxima) e 22° (mínima).

Para amanhã, o Climatempo prevê queda mais acentuada, com a máxima em 26° e a mínima igual à deste sábado. Na próxima segunda, o sol aparece em meio a muitas nuvens, a temperatura alcança os 29°, mas permanece a possibilidade de chuva a qualquer hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário