Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2009

CHUVA EM SALVADOR / 386 OCORRÊNCIAS

Deslizamentos de terra desafiam administrações da cidade

A Coordenação de Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 386 ocorrências relacionadas com a chuva dos últimos quatro dias. Os deslizamentos de terra, que aparecem com 176 notificações, ainda é um desafio para as administrações, desde que a cidade começou a ser erguida, contornando a Baía de Todos os Santos, há quatro séculos e meio.

Somente neste feriado de Tiradentes, o boletim divulgado pela Codesal em seu site registra 84 ocorrências - computadas até as 11h - referentes a alagamentos, queda de árvores, deslizamentos de terra e desabamentos. Na segunda-feira foram feitas 117 notificações.

Castelo Branco, Fazenda Grande do Retiro, Pau da Lima, São Gonçalo do Retiro, Tancredo Neves, Nordeste de Amaralina, Federação, Bairro da Paz, São Caetano, Capelinha de São Caetano, Cosme de Farias e São Marcos são os bairros que estão enfrentando mais problemas. Os transtornos atingem também outras áreas principalmente as avenidas de vale.

PREVISÕES
A chuva deste abril mostra de novo que a cidade não está preparada para a temporada de chuva. A falta de limpeza dos canais, que cortam a cidade, e das bocas-de-lobo agrava a situação. Como o escoamento da água fica difícil, surgem logo os alagamentos que atrapalham o trânsito com impacto na vida de todo mundo.

Nos últimos quatro dias, a Codesal registrou ainda 13 desabamentos de imóveis, 29 alagamentos e 17 quedas de árvores. Além dos problemas causados por estas ocorrências, a população enfrenta outro drama: o medo diante das ameaças de deslizamento (87) desabamento (29).

O Climatempo prevê para amanhã sol com muitas nuvens durante o dia e possibilidade de chuva a qualquer hora. A temperatura máxima deve alcançar 29° e a mínima 22°. Com base em dados do 4º Distrito Regional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Codesal informa que a chuva continua durante toda a semana, com maior intensidade na amanhã e quinta-feira. Do dia 1° de abril até o último domingo o volume de chuva tinha alcançado 249,2 milímetros. A previsão para todo o mês é de 326,2 milímetros.

BlogBlogs.Com.Br


Nenhum comentário:

Postar um comentário