Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2009

Secretário tranquiliza baianos quanto à gripe suína

Em meio ao clima de apreensão causado pelo alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o risco de uma pandemia de gripe suína, o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, tenta tranquilizar a população. Em entrevista coletiva hoje, ele afirma que não há razão para pânico em decorrência da suspeita de um caso no Estado.

Segundo o secretário, evolui de forma satisfatória o quadro clínico do agente de viagem Alexandre Magno, 40 anos, que está internado no Hospital Octávio Mangabeira, em Salvador, desde segunda-feira (27). Ele saiu de Boston no dia 15, seguiu para Miami e desembarcou na capital no dia 16 de abril. Logo depois viajou para Governador Valadares, em Minas Gerais, onde ficou seis dias, e retornou para a Bahia.

Os sintomas da doença começaram no dia 16, quando Magno apresentou uma inflamação na garganta. Com o agravamento do quadro - a partir do dia 25 - por conta de uma febre de 38 graus, no dia 27 o agente ligou para o Samu e foi levado ao hospital, onde permanece isolado. Jorge Solla garante que o agente de viagem não veio de qualquer lugar onde tenha sido confirmado caso da gripe suína. O resultado do exame de sangue, que vai confirmar ou descartar a doença, fica pronto no prazo de dois dias. Ainda de acordo com o secretário, o Estado tem um Plano de Contingência para casos de gripe suína e aviária desde 2008. Mais informações estão disponíveis aqui.

BlogBlogs.Com.Br

Nenhum comentário:

Postar um comentário