Páginas

domingo, 26 de abril de 2009

CRÔNICA DA SEMANA / ACIDENTES DOMÉSTICOS



Todo cuidado é pouco para evitar quedas de crianças

O tema da Crônica da Semana é inspirado na experiência de dois jornalistas e amigos. Um deles é pai de uma linda menininha que fez 1 ano no dia 20 último. O clima preparativo da festa foi quebrado pelo susto motivado por um problema sério no Brasil: acidentes domésticos envolvendo crianças.

Um deles alerta: “Todo cuidado é pouco. Estamos vivenciando isso agora”. A filha Sophia caiu do berço, mesmo estando sob os cuidados de duas pessoas no momento da queda. A grade do berço e o estrado no nível mais baixo não seriam obstáculos, mas os adultos imaginam que a criança não tem força muscular para romper a suposta “barreira”. Grande engano. “Minha filha teve força sim, subiu na grade e caiu”, surpreendeu-se o pai.

O acidente ocorreu no sábado (dia 18). No início os pais pensaram ter ocorrido uma luxação, diante do choro persistente à noite, sem nada visível que denunciasse algum dano no corpo. No domingo, o ombro direito apresentou um inchaço. A criança foi levada para fazer radiografia na segunda-feira. O laudo confirmou fratura na clavícula, o que resultou numa imobilização pelo período mínimo de três semanas.

Sophia vivenciou o primeiro aniversário “contida na expressão dos movimentos”, como disse o pai. Mesmo assim curtiu a festa e parece bem adaptada às limitações impostas pelo gesso. Deu um exemplo de superação, o que é difícil para muitos adultos nos tropeços da vida.

Outro exemplo de acidente envolvendo criança vem também de um jornalista e amigo. A filha Janaína, de dez meses, caiu da cama onde estava com a mãe. Felizmente não houve trauma. “... essas crianças são impossíveis. Só nos resta redobrar os cuidados e torcer para que nada de mais grave aconteça”, afirma o pai que experimentou um grande susto.

A ONG Criança Segura (http://www.criancasegura.org.br/dados_acidentes.asp) constata que no Brasil os acidentes, ou lesões não-intencionais, são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos. Cerca de 6 mil crianças e adolescentes de até 14 anos morrem, e outras 140 mil são hospitalizadas todo ano, informa com base em dados do Ministério da Saúde. No site da Criança Segura existem muitas informações sobre o assunto e dicas de prevenção que podem garantir uma vida mais tranqüila aos pais e filhos. Vale conferir!!! (Por um problema de ordem técnica no sistema da Internet, a crônica está sendo publicada hoje, e não no sábado como normalmente acontece.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário