Páginas

sábado, 18 de abril de 2009

CRÔNICA DA SEMANA / ATENÇÃO AO COMPRAR REMÉDIO

Observar dosagem indicada evita complicações no tratamento

Toda atenção é necessária na hora de tomar medicamentos mesmo quando se trata de uso contínuo. Nem sempre as pessoas observam, mas ficar de olho na dosagem recomendada pelo médico, ao se adquirir o remédio, é procedimento indispensável.

Uma irmã minha viveu situação preocupante porque recebeu o remédio com dosagem menor e não percebeu logo. Há anos ela trata o hipotireoidismo com o Euthyrox de 125 miligramas. Recentemente fez o mesmo pedido à farmácia, mas recebeu uma caixa de 25mg. Ela tomou a droga sem se dar conta do engano que foi descoberto, por acaso, somente uns 20 dias depois.

Desânimo, inchaço e distúrbio do sono, boca amarga e enjôo foram alguns dos sintomas que começou a sentir, acreditando que estava passando por uma virose. Depois de descoberto o erro, passou a ingerir a dosagem certa e, aos poucos, o organismo foi assimilando o hormônio importante para o metabolismo.

Este exemplo serve para alertar que não basta confiar nos vendedores das farmácias. Sempre precisamos conferir a dosagem e observar as datas de fabricação e validade dos medicamentos. Sem esses cuidados, podemos acabar vítimas de um erro como esse que pode complicar o tratamento, acarretando sérios danos à saúde.

A tireóide tem o formato de borboleta e fica localizada na base do pescoço em frente à traquéia. Quando a glândula diminui a produção do hormônio ocorre o hipotireoidismo, problema mais comum entre as mulheres. Quando aumenta a produção, a pessoa é acometida do hipertireoidismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário