Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2009

Shopping Paralela gera quatro mil empregos diretos

Salvador ganhou mais um centro comercial de grande porte: o Shopping Paralela. Inaugurado na noite de ontem, em solenidade com a presença de 500 convidados, o shopping foi aberto hoje ao público. Num momento em que o Brasil e a Bahia enfrentam o crescente problema do desemprego, o empreendimento chega com a perspectiva de gerar quatro mil empregos diretos em 280 lojas, praça de alimentação, seis salas de cinema e serviços.

O shopping recebeu o mesmo nome da longa e larga avenida - onde fica localizado - num espaço ente o Condomínio Alpha Ville e a sede da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) . A Paralela corta uma área da capital baiana que tem experimentando grande expansão imobiliária nos últimos anos. As empresas responsáveis pelo shopping, Capemisa e a Wbarretto, investiram cerca de R$ 250 milhões na construção. O Shopping Paralela ocupa 120 mil metros quadrados, tem dois pavimentos de lojas e 2.400 vagas de estacionamento.

TRAÇO MODERNO

O traço moderno do projeto arquitetônico é visível. Na fachada causa impacto o constraste das cores, neste caso o cinza e o vermelho, uma marca dos projetos do arquiteto baiano Fernando Peixoto. Em um dos textos que assina em seu site, o arquiteto explica porque usa a cor em suas obras: é um dado mais universal do que a forma; existe farta luminosidade no Brasil; não onera os custos e proporciona mais liberdade de manipulação da imagem.

"Minha meta é o contraste entre as cores. Não tenho predileção por uma cor específica. Uso cores fortes e vivas, mas o branco e o cinza, por exemplo, são muito presentes nas minhas obras", diz. Outra marca de seus traços é o sentido diagonal, influência que assimilou da estética africana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário