Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2009

Servico / Casa dos Aposentados


Núcleo de Direitos Humanos presta atendimento especializado a idosos

Salvador ganhou hoje o Núcleo de Direitos Humanos (Nudh) Especializado em Violência contra a Pessoa Idosa (Fotos de Robson Mendes/Agecom), que resulta de iniciativa da Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em parceria com a Asaprev/BA – Casa do Aposentado. É um importante serviço de amparo a este segmento da população. No Brasil o idoso enfrenta uma série de problemas, a começar pela aposentadoria com poder de compra cada vez menor.

Instalado na Casa do Aposentado (Rua da Mangueira, 55, Mouraria, Nazaré), o núcleo funciona das 8h às 12h. O atendimento é realizado por três profissionais e quatro estagiários das áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social. As denúncias sobre violação de direitos são encaminhadas à rede de atendimento jurídico–psicossocial

Além do Nudh especializado em Violência contra a Pessoa Idosa, funcionam outros nove núcleos na capital (Cajazeiras, Centro Administrativo/SJCDH, Lobato, Estação de Transbordo do Iguatemi e Pelourinho) e no interior (Ipirá, Jequié, Vitória da Conquista e Ilhéus). Em 2008 foram realizados cerca de 3,7 mil atendimentos.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), idosos são pessoas com idade igual ou acima de 60 anos. Elas se tornam vítimas de violências físicas, morais e financeiras, mas nem sempre dispõem de meios para brigar pelos seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário