Páginas

domingo, 5 de abril de 2009

Comportamento de pessoas insuportáveis é tema de matéria da Istoé

A Istoé que circula esta semana, edição 2056, traz uma matéria de comportamento muito interessante. O título e o subtítulo dão uma idéia bem direta: “Como lidar com pessoas insuportáveis - Dicas de psicólogos para conviver com gente capaz de fazer qualquer um perder a cabeça”.

Disponível no endereço http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2056/artigo130531-1.htm, o mote é o livro do psicólogo americano Paul Hauck, que há quatro décadas, como informa a revista, estuda os comportamentos neuróticos. Ele é autor do livro Como Lidar com Pessoas que te Deixam Louco a ser lançado em maio. No livro, Hauck decifra cinco tipos de personalidades: os controladores, os fracassados, os mimados, os bullies e os desleixados/maníacos por limpeza.

Merecem atenção especial os bullies, que tem preocupado educadores diante do quadro de violência nas escolas, inclusive, na Bahia. Termo de origem inglesa, bullying descreve atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou valentão) ou grupo de indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz (es) de se defender (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying). Vale à pena ler a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário