Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Fubica lembra os 60 Anos do Trio Elétrico

Rei Momo Pepeu Gomes recebe chaves da cidade no velho Ford Bigode de 1929

O velho Ford Bigode 1929, que mudou a história do Carnaval da Bahia a partir de 1950, volta às ruas de Salvador na abertura oficial da folia, nesta quinta (11) à noite no Campo Grande. O prefeito João Henrique entrega as chaves ao Rei Momo Pepeu Gomes dentro da fobica, numa homenagem aos 60 Anos do Trio Elétrico. Participam da festa a rainha do Carnaval 2010, Lorena Nagle, e as princesas Taina Portela e Larissa Soares.

O carro histórico vai ser apresentado numa estrutura metálica armada em cima de um caminhão. Na Fubica - ou Fubiquinha, como também é conhecida - a Família Macedo, herdeira e incentivadora dessa história, marca presença. Armandinho, Aroldo, André e Betinho Macedo prometem boas surpresas no passeio da Fobica. Eles vão tocar com réplicas perfeitas dos paus elétricos, que, a partir de 1942, deram origem à guitarra baiana e ao baixo de cinco cordas, este último idealizado por Betinho Macedo.

Como parte das comemorações dos 60 Anos do Trio Elétrico, o luthier Elifas Santana criou os paus elétricos modernos, preservando características físicas e sonoras dos instrumentos originais. São dois paus elétricos menores, como se fossem braços de bandolim, que vão ser tocados por Armandinho e Aroldo Macedo, e um maior sob o comando de Betinho Macedo. André Macedo, vocalista da banda, canta as músicas que fizeram a história do Carnaval da Bahia e "Fubicão 60", composta por Armandinho e Moraes Moreira especialmente para o Carnaval 2010.

Segundo a prefeitura, após o início oficial do Carnaval, a Fubiquinha abre todos os dias o desfile do Fubicão, o Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar. Quem quiser matar as saudades, é só acompanhar e se divertir atrás da Fubica. Sem abadás ou cordas, o espaço é do folião pipoca. Era assim em 1950 e ainda é assim no Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar. Basta ter fôlego e animação para a folia. (Foto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário