Páginas

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carnaval Baiano / Muitos giros no caminho

Aventura do deslocamento até o Circuito Osmar se transforma em crônica

De manhã, sem vestir a fantasia, fui pegar uma credencial - para cobrir a folia baiana - na Central de Imprensa montada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setor) no Hotel Tropical da Bahia. Tudo ótimo por lá. A aventura foi o deslocamento de ônibus até o Circuito Osmar, como foi batizado o trecho do Campo Grande e imediações. Foram dois veículos e muitas voltas no caminho.

Ao chegar a um ponto na Juracy Magalhães Júnior (Rio Vermelho), o veículo que seguia direto tinha acabado de passar. Arrisquei um segundo imaginando que iria até o Vale do Canela. Engano. O carro circula pela Centenário, acesso para quem deseja ir à festa na Barra. Pedi para descer. Antes de ser atendida o ônibus quase bate num carro que fazia ultrapassagem indevida. O motorista evitou o acidente. Brecou rápido, o "buzu" sacudiu e eu saltei.

Ainda assustada, entrei em outro coletivo. "Ufa, agora vou chegar ao Vale do Canela!", pensei. O destino estava certo. O problema foi o roteiro. O ônibus passou pela Vasco da Gama, retornou, entrou pelo Vale da Muriçoca, alcançou o fim de linha da Federação - margeando as emissoras TVE e Aratu -, entrou na rua da TV Itapoan antes de alcançar a Avenida Cardeal da Silva. Agora, pensei de novo, está perto. Que nada!

O motorista desceu rumo à Praça dos Reis Católicos, pegou a Avenida Garibaldi, no sentido do Rio Vermelho, depois o destino contrário, chegou à Reis Católicos mais uma vez. Só então alcançou ao trecho da Avenida Miguel Calmon (Vale do Canela), transformado em terminal de ônibus nesta temporada de folia. Saltei, atravessei a via e subi uma escada. Cheguei ao Campo Grande depois do meio dia!!!

Andei uns 100 metros ouvindo acordes de um trio elétrico. No percurso sinais da ressaca do dia anterior se espalhavam pelas ruas. Gente dormindo (ou descansando nas calçadas). Outras pessoas na labuta para ganhar algum tostão. Peguei a credencial e desfrutei um pouco da excelente estrutura montada para a imprensa. Mais ou menos uma hora depois batia em retirada.

O embarque de volta foi no mesmo local do desembarque. Logo passou um executivo para o Imbuí. Entrei rumo ao Iguatemi. Se você imagina que desta vez o carro seguiu rápido, errou. O ônibus rumou até a Centenário, onde retornou nas imediações do Shopping Barra para alcançar a Avenida Cardeal da Silva. Só aí o itinerário se normalizou. Almocei no grande shopping mais antigo de Salvador só depois das 15h. (Foto: Flickr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário