Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Carlor intenso gera medo de temporais em Salvador

Temperatura alta chama atenção para a necessidade de ações preventivas

O calor em Salvador está cada vez mais intenso. Nesta sexta (18) a máxima atinge 33°, porém a sensação térmica é bem maior. Antes das 10h algumas nuvens sinalizavam a possibilidade de chuva. Que nada! Em pouco tempo se dispersaram e o Sol se impôs ainda mais forte. O Climatempo situa em 80% a propabilidade de chuva rápida no período da noite. É acreditar na previsão e esperar.

Já passou da hora do tempo mudar na capital baiana. A torcida, no entanto, é para que não se repita em 2010 a mesma situação vivenciada no ano passado. As águas de março não apareceram. Só a partir de maio a chuva chegou para valer deixando a cidade num caos. Quanto mais longa a temporada de estiagem maior o medo da ocorrência de temporais e novas tragédias.

O Bahia Meio Dia, transmitido pela TV Bahia, noticiou hoje a manifestação de moradores da Rua de Deus, no bairro de Paripe, no subúrbio da cidade. Eles bloquearam a rodovia BA-528 em protesto contra a falta de contenção nas encostas do local. Em 2009 dezenas de moradias vieram abaixo na área por conta de um grande deslizamento - a população teme o risco de um novo pesadelo.

A comunidade, aliás, está certa ao lembrar a prefeitura para a necessidade de providências o quanto antes. O velho ditado popular diz que "é melhor prevenir do que remediar". Mas na prática ninguém se lembra deste ensinamento. O tempo passa, a chuva chega, as cenas se repetem: alagamentos nas avenidas, deslizamentos de terra, desabamentos de imóveis, queda de árvores...

ITAIGARA

Na Antonio Carlos Magalhães, trecho do Itaigara - um dos espaços nobres de Salvador -, toda vez que chove, a avenida se transforma num rio. Para conter o problema a prefeitura iniciou obras de macrodrenagem no ano passado. Como noticiado neste blog, os serviços foram orçados em cerca de R$ 14 milhões. Divididas em duas etapas, o projeto contempla 3,8 km de extensão entre o Posto dos Namorados e o Canal do Rio Lucaia.

O cronograma previa que a primeira fase ficasse concluída no mês de dezembro. Janeiro foi embora, fevereiro está acabando e nada do término das obras. Quando a ordem de serviço foi assinada, no dia 11 de setembro de 2009, foi divulgado que a segunda etapa estava com recursos aprovados junto ao Ministério da Integração Nacional, e deveria ficar pronta em maio de 2010. Difícil confiar nessa previsão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário