Páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Apub Saúde diminui rede credenciada

Plano corta 82 prestadores de serviço em várias especialidades

A Associação dos Professores Universitários da Bahia vai descredenciar, a partir de 1º de julho, 82 prestadores de serviço do Apub Saúde. A correspondência assinada pelo presidente da entidade, Israel de Oliveira Pinheiro, e distribuída via Correio aos segurados, informa que saem da rede 57 prestadores dos planos Alfa, Beta e Básico, além de 25 que atinge somente o Alfa, o mais antigo.

O presidente da Apub afirma que a nova formatação não comprometerá a qualidade da assistência prestada nem dos serviços oferecidos. Porém, ao menos na hora de precisar de um serviço, não há dúvida que o segurado vai passar por transtornos. Primeiro, porque é preciso comparar a lista antiga da rede com a relação dos descredenciados e verificar o que sobra. Segundo, porque a mudança forçada de um prestador antigo para outro que ainda não conhece gera, pelo menos, insegurança.

Na extensa lista de descredenciados constam diversas especialidades, no entanto, o que mais aparecem são laboratórios de patologia e clínicas de oftalmologia. Nas listagens aparecem prestadores como os laboratórios Leme, Exame, Maria Clara Costa, Datalab, Laboclin, Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), Image Memorial, Hospital Santa Luzia, entre outros.

PENALIZADOS DUPLAMENTE

Os segurados do Plano Alfa são penalizados duplamente porque se veem de uma hora para a outra sem a opção de 82 serviços. A justificativa é que o valor da mensalidade não corresponde às exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os planos Beta e Básico, de acordo com a Apub, já estão adaptados ao que a agência exige. Então vale perguntar: por que os segurados dessas modalidades também vão ser penalizados?

Os segurados sabem que o Apub Saúde é um plano de autogestão e não visa lucro. Porém, há mais ou menos três anos, foi cobrada taxa extra por 12 meses seguidos para cobrir a defasagem entre a arrecadação e as despesa. Por conta disso surpreende a redução da rede credenciada. Outra coisa: a opção Alfa surgiu junto com o plano. É mais antiga e, agora, a mais penalizada. A tabela com os valores cobrados, lamentavelmente, não consta dos regulamentos dos planos divulgados no site da Apub.

Nenhum comentário:

Postar um comentário