Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

São João leva baianos para a estrada

Muita gente em busca de festa
congestiona o trânsito nas rodovias
Quem deseja viajar no período do São João, enfrentando as rodovias que cortam a Bahia, deve se programar para evitar transtornos no caminho. Em 2008, o dia 24 de junho caiu numa terça-feira. Muita gente emendou a sexta, o sábado, o domingo, a segunda, em busca de festa. E as pessoas que pegaram a estrada, no sábado, amargaram horas num gigantesco engarrafamento na BR-324, ligação da capital baiana com as BRs 116 e 101.

O feriado deste ano é numa quarta. Portanto o número de veículos pode ser menor em relação ao ano passado. Ainda assim, não custa ficar atento. A grande animação do São João acontece na noite de 23 para 24 próximos. Seguindo o costume, muita gente deixa Salvador para dançar o forró em cidades próximas e até em outras distantes. Desta vez a tendência é que o deslocamento maior seja em direção ao Recôncavo e ao Litoral Norte pela dificuldade de emendar o feriado no meio da semana.

Forró autêntico é o que existe de melhor nas festas juninas com a homenagem a Santo Antônio (dia 13), São João (24) e São Pedro (29). O som da sanafona e do pandeiro incentivam a dança de forma mais agradável. Nas últimas décadas, infelizmente, os festejos na Bahia lembram mais o Carnaval e suas grandes, barulhentas e lucrativas bandas. Aí vem a saudade de Luiz Gonzaga. Nasce o desejo de voltar ao tempo de Asa Branca, Assum Preto, Olha pro Céu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário