Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Frans Krajcberg doa acervo à Bahia

Artista plástico de origem polonesa retrata agressões ao meio ambiente no Brasil



Na semana comemorativa do Meio Ambiente, a Bahia ganhou um presente pra lá de especial. O artista plástico e ambientalista Frans Krajcberg doou ao Estado seu acervo de obras e o sítio localizado no Extremo-Sul baiano. Ele e o governador Jaques Wagner assinaram a escritura de doação na solenidade de abertura do Seminário Nordeste: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade, quinta-feira (4), no Fiesta Bahia Hotel.

Polonês de nascimento, cidadão brasileiro a partir de 1954, Frans escolheu a Bahia para viver, a partir de 1972, de uma forma bem ecológica de ser, em Nova Viçosa - onde fez uma casa na copa de uma árvore. Mais de mil esculturas, relevos, desenhos, fotografias e filmes, cobiçados em outros estados brasileiros e no exterior, vão continuar no sítio. Sua vasta obra expressa o cenário das paisagem brasileiras, com destaque para a Floresta Amazônica e a preocupação com o meio ambiente.

Frans Krajcbeg nasceu em 1921, cursou Engenharia e Artes na Universidade de Leningrado, na Rússia. Posteriormente estudou na Academia de Belas Artes de Stutgart, Alemanha. Desembarcou no Brasil em 1948. Três anos depois já marcava presença na 1ª Bienal de São Paulo. Em 1964, passou a criar as primeiras esculturas com troncos de árvores mortas (foto de Manu Dias/Agecom).

Ele viaja e documenta o que vê em vídeo/fotos. Nas imagens do fogo destruindo a vegetação - seguido da paisagem morta -, o artista encontrou uma forma de denunciar a agressão à natureza. O governo baiano agora tem a grande responsabilidade de preservar o acervo do artista. De acordo com o governador, o espaço físico doado vai ser transformado em uma fundação tendo o artista como primeiro presidente. Leia mais sobre a doação aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário