Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Cigarro é proibido em bares e restaurantes

Entra em vigor lei que impede fumar em ambientes fechados de Salvador



Acabou a "briga" entre não-fumantes e fumantes em bares, restaurantes e empreendimentos similares de Salvador, na Bahia. É que entrou em vigor hoje (1º de junho) a lei sancionada pelo prefeito João Henrique, na última sexta-feira, determinando a proibição do uso do cigarro em ambientes fechados (públicos e privados). A medida impede também a criação de fumódromos nesses locais. Assim, resta a quem é dependente do cigarro se dirigir às áreas externas para apagar a vontade de dar mais uma tragada.

A proibição resultou de projeto apresentado pelo vereador Alcindo da Anunciação (PSL), e a fiscalização do cumprimento da determinação é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Públicos da Prefeitura (Sesp). A nova lei ainda vai ser regulamentada. Estima-se, no entanto, que o valor da multa - válida para fumantes e proprietários dos estabelecimentos que desrespeitarem a medida - deve variar de R$ 200,00 a R$ 2 milhões.

Claro que a aprovação da lei representa apenas uma vitória na batalha de combate ao tabagismo, porém é um passo importante nesse movimento, diante da gravidade da situação. Só para relembrar: dados do Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a Epidemia Global do Tabaco, de 2008, informa que o hábito de fumar responde pela morte de 5,4 milhões de pessoas por ano e a epidemia está piorando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário