Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Exigências / Mototaxista & Motoboy

Comissão do Senado aprova parecer que regulamenta as atividades

O parecer do senador Expedito Júnior (PR-RO) ao projeto de lei do Senado (PLS
203/01), que regulamenta as atividades de mototaxista e motoboy, foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (3). O próximo passo agora é a apreciação da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

A medida estabelece normas quanto ao uso de motos no transporte de passageiros, na entrega de mercadorias e nos serviços comunitários de rua. O texto estabelece ainda regras de segurança para o "motofrete", que é o transporte remunerado de mercadorias em motocicletas e motonetas.

Para exercer essas atividades, a pessoa precisa ter 21 anos de idade, possuir habilitação, por pelo menos dois anos na categoria, ser aprovado em curso especializado, nos termos de regulamentação do Contran, e usar colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos, também nos termos de regulamentação do conselho de trânsito.

Segundo o projeto, constitui infração empregar ou manter contrato de prestação continuada de serviço, com condutor de moto-frete inabilitado legalmente, e fornecer ou admitir o uso de motocicleta ou motoneta para o transporte remunerado de mercadorias que esteja em desconformidade com as exigências legais. Leia mais na Agência Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário