Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Chega de guerra de espadas!

Festa sangrenta em Cruz das Almas deixa quase 170 vítimas

A festa junina em Cruz das Almas, na Bahia, deixou quase 170 vítimas este ano. Crianças, jovens e idosos sofreram queimaduras em decorrência da guerra de espadas (foto Portal Cruz), que a cada São João leva muita gente ao pronto-socorro. De acordo com A Tarde On Line, quatro pessoas com lesões mais graves precisaram ser removidas para o Hospital Geral do Estado (HGE) na capital. Os números revelam, mais uma vez, a gravidade da brincadeira sangrenta que persiste com o aval das autoridades.

O Ministério Público da Bahia precisa adotar alguma providência para amenizar esses danos. A alternativa melhor é realmente impedir essa prática. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) não deve ser suficiente, uma vez que os participantes da batalha de espadas não respeitam as áreas delimitadas, como A Tarde relata aqui. Ao invés de seguirem a orientação, espadeiros lançavam suas "armas" em direção a postos de gasolina, carros, casas e transeuntes.

Não adianta o argumento de que, por ser uma tradição, a guerra de espada deve ser mantida. O que precisa ser garantida é a integridade das pessoas, sejam moradores de Cruz das Almas ou visitantes. Já passou a hora de se dar um basta nessa festa perigosa. Campanhas como “Espadeiro Consciente Respeita a Vida”, realizada pela Prefeitura, não funcionam.

Um comentário:

  1. Graça,
    Não sabia dessa brincadeira de morte.
    É incrivel, mas quando os maus elementos agem, eles visam somente fazer baderna e maldades.
    E como festa Junina é uma festa publica destinada ao povão, é esse mesmo povo que
    deve e exigir que esses fogos não sejam mais fabricados. É um absurdo, todo esse povo
    atingido. Afinal, ninguém é animal e mesmo um animal não merece isso.
    bjs .

    ResponderExcluir