Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Barcos da Charente-Maritime devem chegar nesta quinta

Regata iniciada em 13 de setembro reúne 79 velejadores de várias nacionalidades

Setenta e nove velejadores de diferentes nacionalidades estão atravessando o Oceano Atlântico a caminho de Salvador, linha de chegada da 17ª edição da Regata Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50. Entre os competidores, apenas nove são mulheres. Uma delas é brasileira, a carioca Izabel Pimentel.

A previsão é de que o primeiro barco chegue à Baía de Todos os Santos nesta quinta (22). Como se trata de embarcações que utilizam o vento como força motriz, qualquer alteração climática pode modificar o horário (antes do meio-dia) e até adiar a data da vitória. Segundo a Agecom, a competição começou em 13 de setembro, em Charente-Maritime, na França.

Do Hemisfério Norte, 85 embarcações (modelos protótipo e de série) sairam rumo ao Hemisfério Sul, com o desafio de percorrer 4.200 milhas náuticas, o equivalente a 7.800 quilômetros. Em terra, para se ter uma rápida noção, seria como ir do Oiapoque (AP) ao Chui (RS) e, não satisfeito, seguir em direção ao Extremo sul do Uruguai.

Responsável pela organização da regata, o comitê francês Grand Pavois Organisation (GPO) informa que seis barcos já foram desclassificados devido a acidentes inesperados ocorridos em alto-mar. “Um dos barcos colidiu com um objeto não-identificado e acabou danificando o casco. O velejador não se machucou, mas a embarcação não teve condição de seguir”, explica o diretor operacional da regata, Christopher Vieux. (Foto: Pierre Garrene/Divulgação)





Nenhum comentário:

Postar um comentário