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sábado, 16 de maio de 2009

CRÔNICA DA SEMANA / OUVIDORIA EM AÇÃO


Acionar o serviço pode dar certo

Se você tem queixa de um serviço, público ou não, que tal acionar a Ouvidoria? Venho utilizando este recurso ultimamente e percebo que funciona. Agora em maio reclamei de um problema na Caixa Econômica Federal (CEF). Ontem o gerente da agência Iguatemi me telefonou, pediu desculpas em nome da instituição, reconheceu a dificuldade de atendimento e falou dos planos para ampliação do espaço.

Recorri à Ouvidoria da CEF, via e-mail, em protesto contra a forma de pagamento de boletos, com atraso, que só podem ser recebidos pela Caixa. No dia 6 deste mês à tarde estive na agência do Shopping Center Iguatemi para pagar a mensalidade do provedor de Internet. Triste surpresa: soube que precisava fazer o cálculo dos juros e multa na Caixa. Depois teria que pagar numa lotérica conveniada.

Mesmo questionando fui para a fila. Como estava extensa e perto das 16h desisti. No dia seguinte de manhã, lá eu estava de novo para fazer os tais cálculos. Quando perguntei ao caixa que me atendeu porque não poderia pagar a conta ali mesmo, ele disse que a Caixa do Iguatemi só recebe contas atrasadas se o valor é superior a mil reais. Ai questionei: então por que não posso fazer os cálculos diretamente na lotérica? Ele respondeu que as lotéricas ganhavam por produtividade e, por isso, se negavam a calcular a multa e os juros.

Afirmei que isso era uma discriminação e me dirigi, contrariada, para pagar o boleto na lotérica Iguatemi - no mesmo shopping e no mesmo piso da agência CEF. Outra surpresa. A atendente esclareceu que lá são feitos cálculos, desde que no boleto conste o percentual da multa e dos juros. Era o caso da conta que eu estava querendo pagar.

Em resumo, levei o caso ao conhecimento da Ouvidoria da Caixa. Um dia depois recebi um e-mail comunicando o registro da ocorrência que seria analisada pela área competente. Ontem, no final da tarde, o gerente da Agência Iguatemi, Raimundo Andrade, me telefonou. Ele reconheceu os problemas enfrentados pelos milhares de usuários que se dirigem ao local diariamente em busca dos mais diversos serviços.

De acordo com o gerente, o pagamento de contas atrasadas com valor acima de mil reais é feito na CEF porque as lotéricas não recebem valor superior a esse. Disse também que nem todas as lotéricas fazem os cálculos. Ainda segundo ele, a gerência está negociando com o shopping uma forma de ampliar o espaço para melhor atender à clientela.

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