Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dá para acreditar na previsão do tempo?

Meteorologia anuncia menos chuva no sábado e presença do Sol no domingo

A previsão para o final de semana é de melhoria do tempo. No sábado, 30, a chuva pode chegar fraca e no domingo (31) prevalece o sol, segundo a Defesa Civil (Codesal) com base em dados do 4º Distrito Regional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Dá para confiar? É meio difícil porque a alteração climática deste Outono de 2009 tem apresentado muitas surpresas. Quando se imagina que vem mais chuva, o Sol mostra a face. Na hora em que a expectativa é de estiagem, lá vem o mau tempo de novamente.

Hoje mesmo Salvador despertou com o céu azul sem nada que indicasse a possibilidade de outras precipitações. Bastou chegar a tarde para o tempo mudar, a chuva retornar e invadir a noite.
Em maio o índice pluviométrico já alcançou 535,6 milímetros superando de longe os 349,5 mm esperados para todo o mês. Este volume de água deixou danos, principalmente na periferia, onde a população vive em habitações inseguras, muitas vezes penduradas nas encostas.

OCORRÊNCIAS

A Defesa Civil atendeu nesta sexta-feira 100 chamados até às 18h30. No maior número de ocorrências continua figurando os deslizamentos de terra, que totalizaram 30 somente nesta sexta-feira. Ontem foram registrados 48 deslizamentos do total de 150 solicitações. No dia anterior houve 141 ocorrências. Destas, 45 referiam-se também a deslizamentos.

Funcionários da Defesa Civil permanecem de plantão durante todo o fim de semana. Os sinais de perigo mais fáceis de serem identificados são rachadura em paredes, fissura em terrenos, inclinação de postes de iluminação e árvores ou aumento do nível de rios e riachos. A população deve ficar atenta a esses problemas e logo pedir ajuda para evitar agravamento da situação. O telefone da Codesal é 199.

NORDESTE

De acordo com o Climatempo, amanhã as áreas de instabilidade perdem força e as nuvens diminuem no Nordeste. Na faixa leste nordestina e no litoral norte da Região o céu continua com muitas nuvens e chove a qualquer hora, mas o Sol aparece em alguns períodos. O interior da Bahia, assim como o Sertão de Pernambuco, tem dia ensolarado e sem chuva. No litoral sul da Bahia a passagem de uma nova frente deixa o céu nublado com pancadas de chuva a qualquer hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário