Páginas

sábado, 2 de maio de 2009

CRÔNICA DA SEMANA / PRESENTE DOS DEUSES

Chuva em Salvador traz recordações da infância no interior

A previsão do Climatempo para Salvador é de chuva nos três próximos dias com a temperatura variando entre os 23º e 28º no período. Ao mesmo tempo em que ameniza o calor, o mau tempo na capital da Bahia deixa a população apreensiva, principalmente nas áreas de encostas, onde os deslizamentos são comuns com qualquer chuva mais forte.

Agora à noite ouço o barulho da chuva e surgem algumas sensações. A compaixão por quem vive em lugares inseguros. Por gente que mora em improvisados barracos, muitos erguidos em invasões. Também sou tomada por recordações da infância. Na época em que vivia numa pequena fazenda do interior baiano e celebrava o milagre da chuva, que umedecia o solo antes ressecado pela temporada do sol inclemente.

Como era bom esse tempo na fazenda! Eu e meus irmãos corríamos para brincar no grande quintal, que contornava a casa enorme onde vivíamos. O banho de chuva era uma festa só. Muito agradável também quando ia deitar e ouvia aquele barulhinho gostoso da chuva molhando o telhado. Sentir, no outro dia, o cheiro da terra umidecida e pisar o chão com os pés descalços também pareciam presentes dos deuses.

A celebração era maior ainda se a chuva continuava por mais tempo. O Rio Pardo, que contornava a fazenda, ficava cheio e bonito. Às vezes suas águas se uniam com as das lagoas. Do alto, onde a casa da família foi erguida, dava para observar a paisagem. O solo ficava pronto para o plantio de hortaliças e leguminosas. Ai era só esperar tudo frutificar para o tempo de nova fartura.

Meu pensamento agora se volta para as crianças que moram em apartamentos e não tem oportunidade de experiência semelhante. Penso também na garotada das áreas mais pobres da cidade. Elas até veem de pertinho a chuva, mas, se arriscam uma brincadeira na rua, correm o risco de contrair doença devido à falta de saneamento básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário