Páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2009

CORES E FORMAS DA NATUREZA




Médico expõe em fotos a beleza das flores

A sensibilidade de Adriano Cirino para captar imagens da Natureza resultaram no acervo de 1.600 fotos clicadas em várias regiões do Brasil. Um fragmento do book digital já pode ser admirado numa mostra permanente no Café com Arte, na Garibaldi, em Salvador. Médico generalista, ele faz avaliação iridológica do cliente e fotografa as íris. Assim nasceu o gosto pelas fotos dos detalhes de flores imperceptíveis no dia-a-dia das pessoas.

Com o auxílio de lentes macro, ele consegue registrar um mundo de cores e belas formas. As fotos da exposição foram feitas no Vale do Matutu (Minas Gerais), Vale do Capão (Chapada Diamantina, Bahia), Rio de Janeiro e Pirinópolis (Goiás). A lente macro possibilita o registro da imagem bem de perto, deixando a focalização perfeita. Isso, junto ao olhar atento, permite extrair toda beleza das flores invisível ao observador comum.

NOS TERRENOS BALDIOS, NA GRAMA DO JARDIM.

"Fotografar as pequenas coisas da natureza foi algo que começou dentro do consultório médico com as fotografias das íris dos pacientes. Mas em pouco tempo descobri que a lente poderia ser usada também para desvelar o que escapava à percepção ordinária da realidade que me cercava. Foi aí que descobri as flores", conta Adriano Cirino.

As imagens não as encontradas nas floriculturas ou janelas das casas. O médico é quem descreve: "São as flores ignoradas. As que ficam nos cantos dos escondidas nas ramas das plantas. Outras vezes apenas olhando, de uma forma diferente, flores tão comuns como a graxa (ou hibisco)". De acordo com ele, a fotografia das flores "ajuda a revelar toda a vida e a beleza que escapam na correria do cotidiano".

O Café com Arte fica situado no térreo do Edifício Professor Fernando Filgueiras, atrás do posto BR da Avenida Garibaldi, logo após o Hospital Jorge Valente (sentido Rio Vermelho/Centro da cidade). É nesse mesmo prédio (sala 308), que Adriano Cirino tem consultório. Na prática médica, ele adota o sistema Fatores de Auto Organização (FAO), novo método de aplicação da homeopatia desenvolvido pela médica carioca Míria de Amorim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário