Páginas

domingo, 17 de maio de 2009

Semana desvenda mistérios das dores crônicas

As dores crônicas da cabeça, maxilares, pescoço e face transtornam a vida de muita gente que, na maior parte das vezes, desconhece as causas e recorre à automedicação. De amanhã até o dia 23 próximo, um evento no Shopping Itaigara, em Salvador, oferece ao público uma boa oportunidade de conhecer mais sobre as alterações da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM) e a melhor forma de tratamento.

É a Semana da Dor. Nos seis dias da programação, que vai abordar diversos aspectos da enfermidade, os frequentadores do shopping terão oportunidade de aprender dicas de prevenção, para realizar auto-exame e como ficar atento aos sinais e sintomas da alteração na ATM. As atividades acontecem das 9h às 21h e, no sábado, das 9h às 20h.

Com base em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os organizadores do evento informam que a dor crônica, principalmente na cabeça, pescoço e face, afetam 30% da população mundial. E configura um sério problema de saúde pública ao interferir na qualidade de vida das pessoas, com impacto em suas rotinas diárias.

A Articulação Têmporo-Mandibular é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema impedindo a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos é chamado de Disfunção da ATM, ou simplesmente, DTM.

São sintomas da doença: ruídos na ATM ao abrir ou fechar a boca; dor ou desconforto ao mastigar alimentos duros ou durante algum outro movimento da mandíbula; limitação da abertura de boca; dor ao apalpar a área da ATM (logo à frente do ouvido); luxação da mandíbula (deslocamento); travamento com a boca fechada; desvio ao abrir ou fechar a boca;
dor no pescoço e nos ombros; zumbido; e sensação de ouvido "entupido". Informações detalhadas da Semana da Dor estão disponíveis também aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário