Páginas

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Lei municipal proibe cigarro em ambiente fechado

Fumar em ambientes fechados, públicos ou privados, está proibido em Salvador, conforme determina o projeto de lei, aprovado ontem, apresentado pelo vereador Alcindo da Anunciação (PSL). A proibição se estende à criação de fumódromos nesses espaços. Caso a lei seja sancionada pelo prefeito João Henrique, vai restar aos fumantes que estejam em bares e restaurantes, por exemplo, se dirigir às áreas externas desses ambientes.

A aprovação do projeto é uma boa iniciativa diante dos inúmeros danos à saúde das pessoas atrbuídos ao tabagismo. O Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a Epidemia Global do Tabaco, de 2008, dá conta que o hábito de fumar responde pela morte de 5,4 milhões de pessoas por ano e a epidemia está piorando.

Estudos da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) também dimensionam o problema: a fumaça do cigarro resulta de uma mistura de cerca de 4.720 substâncias tóxicas que apresenta duas fases. Uma é a particulada, que contém nicotina e alcatrão. A outra, a fase gasosa, tem outros elementos como monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetalído e acroleína.


CAUSA DE 50 DOENÇAS

Segundo a Fiocruz, o tabagismo causa aproximadamente 50 doenças, incluindo hipertensão, infarto, angina e derrame. Causa muitas mortes em decorrência do câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga. Provoca bronquite crônica e enfisema pulmonar. Além de impotência sexual, o hábito de fumar também reduz as defesas orgânicas, levando o viciado a ficar mais vulnerável a contrair gripe e tuberculose.

Mas o propalado fumante passivo é mito ou verdade? Pelo que a Aliança de Controle do Tabagismo Brasil (ACTB) explica, não existe nada de mito nessa história. O fumo passivo, como informa, significa a inalação por não-fumantes da fumaça que resulta da queima de produtos derivados do tabaco, ou seja, cigarro, cigarro de palha, cigarro de cravo, bali hai, cigarrilha, charuto, cachimbo e narguilé.

Nem todos os fumantes têm consciência dos danos do cigarro à saúde. Outros sabem da gravidade, mas a dependência química inibe a vontade de abandonar o vício. É que o período inicial da abstinência gera grande sofrimento. Irritabilidade e sinais de depressão são alguns dos problemas enfrentados. Se você quer deixar de fumar o melhor a fazer é buscar ajuda de profissional habilitado para a devida orientação terapêutica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário