Páginas

sábado, 9 de maio de 2009

CRÔNICA DA SEMANA / MUNDO DOS BLOGS

Rede dihITT ajuda a ampliar acesso ao Bahia Aqui e Ali

O Bahia Aqui e Ali nasceu no dia 9 de fevereiro último, quando de forma tímida fiz a primeira postagem com o título que não poderia ser diferente: Estreia. Passados três meses, o entusiasmo é maior e aprendo mais a cada dia. Nessa caminhada está sendo muito importante a rede dihITT, da qual falo mais adiante.

No período foram inseridos 50 textos comentando ou divulgando notícias locais, ou de fora, que apresentavam de algum modo impacto na vida dos baianos. Aproximadamente 90% são de minha autoria. Em poucos casos houve aproveitamento parcial de releases citando a fonte e indicando o link.

GRANDE DESAFIO

Um grande desafio para quem está iniciando no mundo dos blogs é atrair leitores. Desde o começo adoto a tática de informar aos amigos, por e-mail, quando o tema abordado tem maior repercussão. O retorno é razoável, mas não basta. Por isso passei a pesquisar outras formas de tornar o Bahia, Aqui e Ali mais conhecido. Descobri algumas dicas no Blog do Adsense e no Blog do Gustavo.

Hoje percebo que o mundo se abre pelas redes sociais e, aos poucos, o blog passa a atrair mais internautas. Foi necessário pesquisar até chegar a essa constatação. Encontrei a dihITT, criada pelo jovem brasileiro Pablo Melo, que há cinco anos vive em New Jersey, nos EUA. É uma comunidade diferente do Orkut. Um "site para quem é viciado em notícia", como define o slogan da rede. Com esse bom apelo, a comunidade reúne hoje milhares e milhares de usuários.

O sistema funciona de forma prática no aspecto técnico e amplia as possibilidades de agregar amigos e, portanto, leitores para os blogs e outros sites. Fiz meu cadastro no dia 22 de abril e o balanço é positivo. Passei a postar diariamente, exceto em três ocasiões por conta de problemas técnicos no provedor de internet. A rede recebe matérias originais dos sites cadastrados e outras captadas no mundo on line - são muitas que chegam a cada momento.

ELEMENTOS DE PÁGINA

Outra preocupação foi tornar o Bahia Aqui e Ali mais atrativo. Estou dando os primeiros passos nesse campo. Inseri nos quatro últimos dias novos elementos de página: mensagem de boas-vindas, imagem, lista de links e novo formato da caixa de anúncios do Google Adsense. Sou amadora assumida. E, como auto-didata, me sinto estimulada a persistir na busca por novos aprendizados.

No balanço dos três primeiros meses ousei e fiz outro blog, o Boa Escrita. Também participo do Biodança e Qualidade de Vida, criado pela facilitadora baiana Olga Nunes. Meu propósito agora é continuar estudando para aprimorar o trabalho realizado via blogs.

3 comentários:

  1. Olá Graça,

    Seja berm-vinda à blogosfera. Estamos num palco colocado no meio do mundo. Leva algum tempo até que possamos reconhecer aqueles que nos cercam. Parabéns pelo blog. Eu adoro Salvador e, pode crer, estarei visitando sempre este espaço.

    Você já conhece o http://www.overmundo.com.br/ e o http://www.portalliteral.com.br/ - Com certeza você vai precisar colocar imagens nos artigos que publica: a dica é fotos com: http://search.creativecommons.org/ - para hospedar fotos, vídeos e gerar códigos HTML você pode recorrer a:http://www.imageshack.us/ -
    Quaisquer outras dicas me procure. Se eu pider ajudar, o farei com prazer.

    Abraços.

    Sérgio

    ResponderExcluir
  2. Olá Sergio,

    É muito bom receber elogios e dicas. Agradeço desde já pela ajuda que,com certeza, vou necessitar!!!

    Grande abraço,
    Graça

    ResponderExcluir
  3. Graça,

    a blogosfera é realmente um universo gigantesco e atrativo. Boa sorte na sua jornada ao longo desse infinito!
    É muito bom ver um blog escrito para a Bahia. Salvador está, realmente, necessitado de espaços críticos de discussão.
    Sucesso em seus projetos!
    Abraço!

    ResponderExcluir