Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SUS deve investir mais em remédio contra tabagismo

Objetivo é tentar reduzir número de mortes causadas pelo cigarro


O Sistema Único de Saúde (SUS) está se preparando para ampliar o tratamento de pessoas dependentes do cigarro por meio de remédios e sicoterapia. O objetivo é tentar diminuir o percentual de mortes em decorrência do tabagismo, como afirma nesta sexta (27) o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em matéria da Agência Brasil.

A iniciativa é importante e merece ser implementada com urgência diante da incidência de enfermidades causadas pelo tabagismo. Para se ter uma idéia da situação, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), dos 500 mil casos de câncer estimados 2010, cerca de 100 mil decorrem de doenças relacionadas ao fumo, a exemplo do câncer de pulmão e de bexiga.

De acordo com Temporão, o perfil socioeconômico do fumante deve orientar políticas de combate ao tabagismo no SUS. Conforme a pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os fumantes estão entre a população com menor renda e menor escolaridade. Portanto, nada mais justo, que este caso de saúde pública mereça mais atenção governamental.

O estudo dá conta de que os fumantes gastam aproximadamente R$ 78 por mês adquirindo cigarros. O valor é maior do que a média de gastos com frutas (R$ 60), como informa o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes. (Foto: Regis Capibaribe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário