Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TV Globo apresenta matéria tendenciosa sobre a Previdência

"Bom Dia Brasil" reforça tese de déficit no setor que é contestada pelos aposentados

O programa Bom Dia Brasil (Tv Globo) apresentou, nesta quarta (18), matéria tendenciosa sobre a derrubada do fator previdenciário na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal. Para quem desconhece as informações sobre a real situação da Previdência Social, ficou a sensação de que o fim deste artifício usado no cálculo das aposentadorias vai, de fato, quebrar o setor. Para culminar, o âncora Renato Machado reforçou a crença na tese do governo.

Na reportagem predominaram as vozes contrárias ao Projeto de Lei 3299/08, que extingue o fator previdenciário, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). Até o deputado José Jenoíno (PT-SP), mudo no cenário midiático desde o escândalo do "Mensalão", foi entrevistado pelo Bom Dia Brasil para falar contra, claro. O mesmo não aconteceu com o parlamentar gaúcho, incansável defensor da causa dos aposentados brasileiros.

A CCJ aprovou na terça (17), por unanimidade, o parecer do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) ao projeto de lei de Paim. O fator previdenciário foi instituído na reforma da previdência, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, gerando muitas dificuldades para o trabalhador obter o benefício integral da Previdência Social quando se aposenta.

Segundo matéria da Agência Câmara, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) justificou a aprovação do mecanismo por conta do temor de uma corrida às aposentadorias. No momento atual, conforme entende o deputado, isso não faz sentido diante do crescimento econômico vivido pelo País, o que ele vê como decorrente das medidas implementadas pelo ex-presidente tucano.

Errou Fernando Henrique Cardoso ao criar o mecanismo que corrói os ganhos dos aposentados e pensionistas do INSS. Errou e continua errando o atual presidente que mantém o fator previdenciário. Por que? Porque o déficit não passa de uma falácia. O grande problema é o desvio do dinheiro recolhido dos trabalhadores e patrões. Sabe para onde? Para a construção da Hidroelétrica de Itaipu, Ponte Rio-Niterói, Usina Nuclear de Angra dos Reis... Veja a matéria do Bom Dia Brasil aqui. (Foto: José Cruz/ABr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário