Páginas

sábado, 28 de novembro de 2009

`A vida que me escapa´

Médico revela pequeninas flores em sua primeira exposição fotográfica

A vida que me escapa é o sugestivo título da primeira exposição fotográfica do médico Adriano Cirino. O coquitel de abertura acontece na segunda (dia 30), a partir das 18h, no Primaz Café, localizado na Rua Leovigildo Filgueiras, 270 (estacionamento do Colégio Dorotéias, em frente ao Sacramentinas, Garcia). A mostra pode ser admirada durante todo o mês de dezembro, entre as 16h e 22h, no mesmo local. O despertar do processo criativo, que resulta em variadas e belas imagens, é explicado por Cirino no depoimento transcrito do convite:

"Esse olhar para as pequenas coisas da natureza começou atuando como médico e iridólogo, fotografando as íris dos pacientes. Logo descobri que a lente macro poderia me ajudar a tornar visível o que escapava à visão comum.

Foi assim que descobri as flores. Mas não aquelas flores que vemos nas floriculturas ou nas janelas das casas, mas as flores sobre as quais caminhamos todos os dias e ignoramos. Aquelas que ficam nos cantos dos terrenos baldios, relegadas ao não visto. Fotografar o microcosmo à minha volta ajuda a revelar toda a vida e a beleza que me escorrem por entre os dedos na correria do cotidiano.

No estudo da íris, buscava melhor compreender os caminhos do adoecer em cada paciente, o que os distanciou daquilo que trazem como essência. Entretanto com as fotos microcósmicas me deparei com a possibilidade de trilhar o caminho de volta aos dons esquecidos, de fazer vibrar em mim e em cada um a memória perdida de quem somos.

`A vida que me escapa´ é um reconhecimento da presença de uma inteligência bela e divina em todo e cada detalhe negligenciado pelos nossos olhares desatentos pela vida. Ao mesmo tempo, um convite a mergulharmos na profundeza do que somos ao encontro dessa beleza vibrante em nós.

Matéria relacionada:
Cores e formas da natureza



Nenhum comentário:

Postar um comentário