Páginas

sábado, 22 de agosto de 2009

Encontro pelas Águas movimenta Cachoeira

Evento no município reúne cerca de 120 comunidades de terreiros da Bahia

Cerca de 120 comunidades de terreiros de toda a Bahia movimentam o município de Cachoeira onde participam do primeiro Encontro pelas Águas 2009. Neste domingo (23) às 19h acontece a abertura da reunião que continua durante toda a segunda-feira - dia de São Bartolomeu - no Quarteirão Leite Alves, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

Os encontros prosseguem até novembro deste ano. O propósito é mobilizar comunidades quilombolas e de marisqueiras, pescadores, povos indígenas, fundo de pasto e das mulheres, em diferentes Regiões de Planejamento e Gestão das Águas (RPGAs). Segundo a Agecom, essas articulações garantem a diversidade étnica, racial, cultural e de gênero para a justiça socioambiental no Estado e devem resultar, após o final de toda jornada pelo interior baiano, na elaboração da II Carta pelas Águas.

Preparatórios da Conferência Estadual de Meio Ambiente, os Encontros Pelas Águas são reuniões temáticas de sensibilização e de escuta com mulheres, povos e comunidades tradicionais de toda a Bahia. Os encontros são promovidos pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), órgão gestor das águas do Estado, em parceria com diversas organizações.

Após a abertura do evento está prevista apresentação cultural das nações de terreiros, com dança e música, além da entrega de um presente aos orixás. Os representantes das nações Gegi em todo o Estado irão saudar o centenário de nascimento de Gayaku Luíza, como programação paralela ao evento. (Foto: Wille.blog.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário