Páginas

domingo, 30 de agosto de 2009

Crônica da Semana / Movimento no domingo

Cresce número de carros nas ruas enquanto muita gente lota os grandes shoppings de Salvador

Já se foi o tempo em que era tranquilo circular pelas ruas de Salvador, em pleno domingo, sem enfrentar grande número de carros pela frente ou shoppings lotados. Tempos atrás o movimento intenso só ocorria na orla marítima. Agora o vaivém é constante nas outras áreas, seja em direção aos grandes centros comerciais ou rumo aos bairros.

O que explica isso? Uma suposição é plausível: os juros baixos e o grande número de prestações incentivaram a compra de automóveis por número bem maior de pessoas. Em consequência, cresce a circulação de veículos, principalmente no período da tarde, quando os grandes centros comerciais ficam lotados, indício de outra situação: a falta de opções de lazer na cidade no final de semana.

Nesse cenário, muita gente vai ao shopping, seja de carro ou de ônibus. Quando não se tem dinheiro para consumir, ou almoçar nas praças de alimentação, olha a vitrine e improvisa um lanche no supermercado. E aí o espaço se torna democrático: na passarela em que as áreas de circulação se transformam, desfilam grifes e trajes populares.

Neste domingo (30) foi supreendente também o número de pessoas numa grande livraria. Um sinal de que, se não é possível comprar, vale à pena conhecer as novidades - livro, revistas, CDC, DVD -, verificar os preços e juntar uma graninha para retornar e comprar em outra ocasião.(Imagem: Shopping Salvador)


Nenhum comentário:

Postar um comentário