Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Programa qualifica empresários do turismo

Lançamento da iniciativa do Sebrae e parceiros acontece no dia 18 próximo
O Programa de Qualificação Empresarial em Turismo – Polo Salvador e Entorno vai ser lançado, em Salvador, no próximo dia 18, a partir das 8h30, durante um café da manhã, no Salão Xangô do Centro de Convenções da Bahia. Segundo a Agência de Notícias do Sebrae Bahia, a iniciativa prevê aplicação de R$ 2,5 milhões, provenientes do Prodetur, para atender 660 empresas em 12 localidades turísticas da região.

O alvo do programa são empresários e gestores dos segmentos de meios de hospedagem, alimentos e bebidas, transporte turístico, locadoras de veículos, agências e operadoras de turismo. Desenvolvida pelo Sebrae Bahia, Secretaria de Turismo do Estado, Ministério do Turismo, Banco do Nordeste e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a qualificação é destinada a empreendimentos localizados em Salvador, Cachoeira, Itaparica,Vera Cruz, Lauro de Freitas, Camaçari (Arembepe e Guarajuba) e Mata de São João (Imbassaí e Praia do Forte).

Uma série de atividades de capacitação está programada, como o seminário Turismo com Qualidade. O evento acontece no período de 28 de agosto a 4 de setembro em todas as localidades contempladas. A partir do dia 19 do próximo mês deve ter início o programa Clube da Excelência no Turismo e, em outubro, o Empretec.

Segundo o coordenador da Carteira de Economia Criativa, Richard Alves, a duração do programa inicialmente é até maio de 2010, mas está sendo negociada a expansão até novembro do ano que vem. “Será uma grande jornada em busca da profissionalização do turismo na Bahia e reposicionamento da qualidade dos serviços”, diz. Ele já apresentou o programa aos empresários (foto da Agência de Noticias Sebrae).

Na avaliação do presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado da Bahia (Sindetur), Luiz Augusto Leão da Costa, a iniciativa é bastante positiva e revela preocupação com o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do segmento. “Precisamos responder à nova realidade do turismo nacional com aprimoramento da gestão e qualidade. O programa chega em boa hora”, afirma. Então é só torcer para que tudo dê certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário