Páginas

domingo, 9 de agosto de 2009

Crônica da Semana / Seis meses no ar

Redes sociais abrem portas para interação entre os editores de blogs

O Bahia Aqui e Ali completa seis meses neste domingo (9). Nesse período, atualizando o blog diariamente (exceto em raras ocasiões), uma ótima constatação é a oportunidade de escrever sobre o que bem penso. Ao contrário, antes, o normal era abordar o tema da pauta, por dever de ofício, seja em redação de jornal ou na estrutura de alguma Assessoria de Comunicação Social.

Sem atualização nenhum site sobrevive. Para seguir esse princípio, é indispensável manter-se antenado, buscar assuntos, refletir e filtrar, pois o blog tem natureza própria e não pode (nem deve) falar de tudo, como acontece nos grandes sites informativos. Aos poucos, percebe-se os assuntos de maior interesse a partir de dados comparativos por dia e mês, por exemplo.

Ferramenta importante, o Google Analytics ajuda a avaliar o que agrada ou não. Em tabelas e gráficos, detalha tudo: as fontes de tráfego, temas mais procurados, número de visitas e de impressões de páginas, entre outras informações importantes para nortear o editor quanto ao desenvolvimento do blog. E não se pode esquecer da necessidade de interação. As redes sociais ajudam a abrir portas. Além disso precisamos, de fato, acompanhar outros blogs, avaliar o conteúdo, comentar.

No dia 9 de fevereiro nasceu o Bahia Aqui e Ali. O propósito é noticiar - e também comentar - não só o que acontece na terra de todos os santos. As notícias geradas pelo Brasil afora, ou no Exterior, tem sim espaço se houver algum impacto por aqui. Exemplo: a crise no Senado com reflexo na política nacional. Portanto, no lado de cá também.

Gostei tanto da experiência que criei um blog de perfil literário, o Boa Escrita, e o Jornalistas Diplomados após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de abolir o diploma para o exercício profissional da categoria. Por último, não posso deixar de falar (e agradecer) o apoio do educador e poeta Sérgio Araújo, do município baiano Salinas da Margarida, que agora tem uma crescente rede virtual. Dele tenho recebido muitas dicas legais. (Foto: Regis Capibaribe)

6 comentários:

  1. Graça,

    Obrigado pela gentileza. Saiba que estou muito contente por ter pessoas como você participando comigo desta verdadeira maravilha da pós-modernidade, que é a internet.

    Publiquei um agradecimento público em Diga Salinas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo aniversário de seis meses. Eu tenho o blog do catarino onde falo de tudo um pouco e ontem criei um blog só para falar sobre benefícios da previdência, assunto que sou especialista.

    ResponderExcluir
  3. Sérgio,

    Obrigada pelo comentário. Quanto ao agradecimento é recíproco. Quer saber de uma coisa, você está sendo meu "mentor" nessa experiência com os blogs. A indicação dos sites literários foi fantástica. Hoje produzo bem mais para o Boa Escrita.

    Valeu,
    Graça

    ResponderExcluir
  4. Catarino,

    Obrigada pelos parabéns. Vou navegar até os benefícios da Previdência. Aguarde!!!

    Abraços,
    Graça

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gal

    Parabéns pelo blog, pela persistência, saque, vontade... Vida longa

    Bjs
    Isabel

    ResponderExcluir