Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Prêmio destaca ações em benefício dos idosos

Este ano vão ser homenageados o Centro de Atenção Psicossocial Nzinga e a primeira delegada do idoso de Salvador

O Centro de Atenção Psicossocial Nzinga e a primeira delegada do idoso de Salvador, Márcia Thelma Bitencourt, vão receber o Prêmio José Ramos de Queiroz, concedido a entidades e pessoas que atuam em defesa dos direitos das pessoas idosas na Bahia. A eleição foi feita pelos membros do Conselho Estadual do Idoso (CEI), nesta quarta (16), em reunião na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

A entrega do prêmio acontece no dia 15 de outubro como parte das comemorações do Dia Nacional do Idoso, celebrado no primeiro dia do mês. Em 2007, o prêmio foi instituído pelo CEI, que é vinculado à estrutura da SJCDH, para incentivar aos que lutam pela causa dos idosos.

No primeiro ano foram homenageados o presidente da Casa do Aposentado, Gilson Costa, e o Serviço Social do Comércio (Sesc). Em 2008, a presidente da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Previdência Federal na Bahia, Belanísia Ribeiro, e o Núcleo Interinstitucional de Ação Pró-Idosos (Niap) foram os ganhadores.

A premiação leva o nome José Ramos de Queiroz em homenagem ao médico geriatra, o primeiro brasileiro a chamar a atenção da sociedade para a questão do envelhecimento saudável. Ele nasceu em 7 de março de 1920, em Salvador, e se diplomou em Medicina no ano de 1943.

Segundo matéria da Agecom, Queiroz foi considerado um dos pilares da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e realizou diversas pesquisas sobre envelhecimento, unindo saúde e questões sociais que permeiam o envelhecer. Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário